(27) 3013-2187 / (27) 99802-2187 contato@vidaativaes.com.br

Quem nunca pensou em realizar exercícios resistidos ( Musculação), porém, tem algum receio de sofrer alguma lesão ou até mesmos agravar alguns problemas de saúde preexistentes?
Com o objetivo de oferecer uma maior segurança à prática de atividade física de força, que é comprovadamente eficaz sobre vários aspectos da saúde física e mental do ser humano, a um público que possui alguma alteração em suas capacidades físicas ou quer atuar preventivamente no aparecimento dessas, criou-se a musculação terapeutica.

EM QUE CONSITE A MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA?
A musculação terapeutica é uma forma de exercício contra-resistido, que atua no desenvolvimento de capacidades do sistema músculos-esquelético e cardiovascular. Utiliza a força da gravidade (com barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas.
O que difere a musculação terapêutica da musculação tradicional é a atuação do profissional de saúde especializado não apenas para fins atléticos e estéticos, mas com conhecimentos clínicos tanto do ponto de vista traumato-ortopédico como metabólico.
O Método oferece condições de melhora na força muscular, flexibilidade e na capacidade cardiovascular. Estas 3 valências físicas, quando em nível adequado, são imprescindíveis para a realização de diferentes tarefas cotidianas aumentarem a qualidade de vida.
A musculação terapêutica se utiliza de movimentos terapêuticos, ou seja, angulações articulares apropriadas a cada indivíduo e controle da intensidade de forma continua através do monitor de frequência cardíaca e pressão arterial. A musculação quando aplicada com fins de melhora ou manutenção do sistema muscular é chamada de terapêutica. Diferentemente da musculação utilizada para fisiculturismo, o método não busca a hipertrofia muscular apenas estética, mas sim funcional.

QUAL O OBJETIVO DE PRATICAR O MÉTODO ?
O objetivo da prática é tornar o individuo capaz de executar tarefas rotineiras ou até mesmo praticar esportes sem que este causem dores musculares, lesões nas articulações e disfunções metabólicas como hipertensão, diabetes e obesidade. O mais importante é o profissional da saúde traçar os objetivos da prática, seja para fins de reabilitação, manutenção ou até para desenvolvimento de uma condição atlética.

QUEM PODE PRATICAR?
Pode ser aplicado com segurança e eficácia em homens e mulheres de todas as idades e condições físicas. Tanto nas pessoas com nível de condicionamento atlético, como nas pessoas saudáveis e denominadas ‘’normais’’. Na verdade, as pessoas com problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, autoimunes, diabéticas e com lesões articulares são muitas vezes os mais beneficiados pelo programa de exercícios.

BENEFÍCIOS:

Tonificação muscular: a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. O treinamento com o uso do peso, melhora ainda mais essa resistência muscular.
Auxilia na prevenção de osteoporose: a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano.
Aumento da força: a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força.
Fortalece região da coluna vertebral: auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais.
Diminui as chances de uma diabete: a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.
Melhora o sistema imunológico: assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico.
Beneficia o sistema digestório: as pessoas que sofrem com prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal  nos primeiros dias de prática da musculação, pois ela auxilia no bom funcionamento do sistema digestório.
Aumenta o equilíbrio: a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.
Ajuda na gestação: as gestantes que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de câimbras durante a gestação, menor probabilidade de desenvolver varizes e ainda diminuem o ganho de peso.
Melhora humor: a prática da musculação melhora o humor, a auto-estima e com isso as interações sociais.