(27) 3013-2187 / (27) 99802-2187 contato@vidaativaes.com.br

Para quem fica curioso ao ver alguns atletas passando um “ rolo diferente” pelo corpo, não é capaz de imaginar os benefícios que essa técnica é capaz de proporcionar na prevenção de lesões musculares e alívio de dores musculoesqueléticas.
O termo Miofascial, vem da associação das palavras, MIO = Músculo; FÁSCIA = Tecido Conectivo. O músculo é uma estrutura já bem conhecida, como sendo um órgão formado por fibras que possuem a capacidade de se contrair e se alongar, porém, a fáscia não é tão popular assim.

O que é fáscia?

A fáscia é um tecido conjuntivo que reveste o músculo, extremamente resistente e elástico é o elemento mecânico de transmissão de força. Fica localizada abaixo da pele, portanto, é ela que permite o deslizamento perfeito do músculo durante os exercícios ou suas atividades diárias. (bienfait, 1999). Como a fáscia está presente no corpo todo, qualquer alteração postural, lesão musculo-articular, tensão, exercícios exagerados, movimentos mal realizados, estresse, podem levar a dor miofascial, ativando assim os pontos de tensão (chamados pontos gatilhos)
Em que consiste a liberação miofascial?

A Liberação Miofascial consiste em um método de aplicação de pressão sobre determinados pontos do corpo, proporcionando um “amassamento” das estruturas Miofasciais, é uma técnica para realinhar e movimentar esse tecido que frequentemente encontra-se aderido, melhorando a funcionalidade tecidual como também aliviando os pontos de tensão, trazendo assim, benefícios quanto as amplitudes de movimento, flexibilidade, circulação e aporte de oxigênio para os tecidos, postura , alívio das tensões, entre outros. Esta técnica pode ser realizada de forma passiva (realizada pelo fisioterapeuta) ou ativa (auto-liberação), de acordo com a indicação e orientação do profissional. A manipulação deste tecido pelo terapeuta, promove sua liberação e melhora da função musculoesquelética (ANDRÉ, 2013).Segundo Starkey (2001) Apud Souza (2012) a liberação miofascial é realizada através da combinação de três movimentos: movimento tracional de deslizamento, fricção e amassamento. Eles são realizados de forma a alongar o músculo e as fáscias obtendo assim como objetivo final o relaxamento de tecidos tensos.
Geralmente, a Liberação Miofascial é indicada no pré-treino, para aumentar a mobilidade articular, favorecendo uma melhor execução dos movimentos e diminuindo a sobrecarga e tensão músculo-articular. Já no pós-treino, também é muito bem vinda, já que faz com que o praticante saia do treino com a musculatura relaxada. A técnica é excelente não só para atletas, vale a pena desfrutar dos benefícios que ela tem a oferecer ao seu corpo!